segunda-feira, 30 de março de 2009

Respeito

Se eu colar um adesivo no meu carro: "Sou feliz por ser católica", vou aprender, automaticamente, a respeitar a diversidade de crenças religiosas?
Se eu usar uma camiseta: "100% negro", vou aprender, automaticamente, a respeitar a diversidade de raças?
Se eu colar outro adesivo no meu carro: "Amo minha família", vou aprender, automaticamente, a respeitar a diversidade dos integrantes da minha família?
Se eu enfeitar minha casa no Natal, vou aprender, automaticamente, a respeitar o verdadeiro significado da data?
Se eu adorar assistir documentários sobre proteção ao meio ambiente, responsabilidade ambiental e sustentabilidade, vou aprender, automaticamente, a respeitar o meio ambiente?
Se eu disser "eu não sou preconceituosa", vou aprender a evitar, automaticamente, aquele pensamento maldoso sobre um casal homossexual ou sobre um emo que passe por mim na rua?
E daí o respeito não está só no fato de respeitar os outros, mas também em me respeitar.
Não ser hipócrita comigo mesma é respeitar-me. E se eu me respeitar, automaticamente, aprenderei a não ser hipócrita com os outros e, logo, vou respeitá-los.

Um comentário:

Dora Guiseline disse...

Oi chorona....rs

Passando para dizer que concordo plenamente.
Quando as pessoas aprenderem a SE RESPEITAREM, respeitar o outro será uma consequência natural.

Beijos